Seja Bem Vindo!

Missão: Trabalhar por uma SOCIEDADE PARTICIPATIVA

Visão: A Democracia: ''governo do POVO pelo POVO e para o POVO''

Objetivo: Educar o cidadão para o exercício da CIDADANIA

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Você sabia?

ONG,  OSCIP e o GOVERNO ATUAL
Vamos la!
ONG's: são realmente entidades que exercem suas ações em benefício público em setores carentes, sem auxílio do Governo. Contudo, obtém recursos através do apoio de Empresas Privadas, Pessoas Físicas e de suas Ações Institucionais internas.

OSCIP's: são também entidades que exercem ações para ajudar a sanar deficiências no serviço público básico, porém, obtém ajuda financeira do Governo, estabelecido em Lei por decisão Política do Governo Federal na gestão Fernando Henrique Cardoso.

Portanto leitores, antes de atender a um pedido de ajuda financeira de uma Instituição (qualquer) que telefone pra sua casa pedindo doações, certifique-se de tratar-se realmente de uma ONG.
Bem, se já pagamos impostos para o Governo que por sua vez deve devolver em prestação dos serviços públicos básicos, porque acrescentar mais um destino a ser pago? Afinal, se as OCIP’s recebem ajuda do Governo, somo nós quem pagamos. Então,não ajudem essas Instituições.

Na minha opinião, se estas Oscip's forem bem administradas, poderão ajudar-se entre sí.

PS: Minha dica é: visite um local (comunidade), verdadeiramente carente e faça sua ‘’boa ação’’

Lu L Bueno

quarta-feira, 25 de maio de 2011

''Poder que Emana do Povo''

O Estado e o poder que emana do povo!

O ESTADO - o poder do Estado emana do Povo, sempre foi assim! Os estudiosos de política pensam assim, e eu também, embora esse poder ''força'', tenha sido desvirtuado ou mal utilizado.
Devemos lembrar que, a FORÇA principal é o elemento HUMANO, uma vez que não há ESTADO sem POVO!
No Brasil de hoje, esse reconhecimento (da origem do poder), está na Constituição Federal de 1988.
Após o Regime Militar, nosso País positivou na Constituinte que ''O PODER EMANA DO POVO'' e em seu nome será exercido.
Observando nossa história, veremos que sim, toda vez que o Povo se ORGANIZOU VERDADEIRAMENTE, conseguiu resposta, em todos os setores dos SERVIÇOS PÚBLICOS BÁSICOS.
Assim, se uma SOCIEDADE tiver CULTURA POLITIZADA E ORGANIZADA a DEMOCRACIA cumprirá seu VERDADEIRO PAPEL.

Lu L Bueno

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A União faz a Força!

VOCÊ SABE COMO DEMOCRATIZAR UM SERVIÇO PÚBLICO BÁSICO?

Pois bem, vamos OBSERVAR, JULGAR E AGIR.
Permitir que a Sociedade Civil exerça seu direito a informação e a participação política, devem fazer parte dos objetivos de um Governo comprometido com a SOLIDIFICAÇÃO da DEMOCRACIA.
Portanto, Democratizar a gestão de: educação, saúde, transporte público, moradia, emprego e outros, requer fundamentalmente que a Sociedade Civil, participe no Processo de Formulação e Avaliação da Política de cada um desses setores.
Deve existir instâncias de Participação Popular em cada Secretaria, isso é DEMOCRATIZAR!
Mas o que é preciso fazer para isso acontecer? Esta presença da Sociedade Civil, faz-se através da incorporação dos grupos sociais nos processos decisórios. SOCIEDADE  AGINDO!!
É assim, com essa prática entre GOVERNO e SOCIEDADE, que o ESTADO caminhará para a FORMAÇÃO da CULTURA PARTICIPATIVA E POLITIZADA.

Lu L Bueno

domingo, 22 de maio de 2011

"Enxaqueca''

Afinal, você sabe o que são Políticas Públicas?

As Políticas Públicas são justamente as decisões, idéias, ações direcionadas a problemas que envolvem a sociedade e buscam ações de resposta dos Governos.
O Estado sente-se cobrado, e ou, até pressionado a atender questões quando o Poder Público age!
As Polítcas Públicas são o ''remédio'' para a ''enxaqueca'' entre Poder Público e Sociedade, fazendo mediações entre atores da Sociedade e do Estado.
Para finalizar, sei que você pode querer saber porque usei o ''termo enxaqueca''; pois bem, de acordo com o Dicionário Aurélio, a ''enxaqueca é uma dor periódica e muitas vezes ''unilateral'', aí está o ponto, unilateral pois, só atinge um lado: ''o povo''! E periódica pois, as vezes atinge os dois lados, é justamente quando um lado(sociedade) enfrenta o outro(Estado), exigindo resposta.
Viram só? A sociedade organizada e Politizada consegue ser ouvida, atendida e soluciona problemas de interesse comum.

Lu L Bueno

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Maquiavel (que foi funcionário público) a saber!

Na VIRTUDE CÍVICA para MAQUIAVEL, a primeira Condição: explica que o BEM COMUM vem antes do interesse pessoal!
Para MAQUIAVEL, a FORTUNA está ligada a VIRTUDE DO PRINCIPE e não a FORTUNA material.

''...a FORTUNA no mapa MAQUIAVELIANO, está ditretamente associada à virtú. Para que seja considerado um homem de VIRTÚ, O PRINCIPE deve estar acima, da fortuna e jamais submisso a ela...''

*FORTUNA, é o correspondente antigo, para o moderno conceito de contingência, isto é, denota o imprevisível, o imponderável.

Lu L Bueno

''Estado de Natureza e LOCKE''

Para LOCKE, O ESTADO DE NATUREZA é um estado de IGUALDADE, em que os homens tem a perfeita liberdade de regular suas ações e dispor seus bens, conforme acharem conveniente, dentro dos limites da lei da natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem. (LOCKE,1988,p.35)

Portanto, o ESTADO DE NATUREZA, não é um estado necessariamente ruim, de ''guerra de todos contra todos'', mas um estado de igualdade, em que os homens convivem livremente, apoiados apenas em noções naturais de justiça. Locke admite não ser razoável que um homem seja eventualmente seu próprio Juiz.
Surge assim, a necessidade de uma autoridade externa, imparcial e impessoal que possa julgar os homens frente ao seu estado de natureza, com isso nasce o: GOVERNO CIVIL (ESTADO).

O lado positivo disso é simples, dessa maneira fica totalmente descartada aquela forma de Governo em que um homem só, ''governando uma multidão (País), tem a liberdade de ser Juiz de seu próprio caso, fazendo tudo oque lhe aprouver sem ser questionado por ninguém.

Lu L Bueno

O Surgimento da Sociedade e Política.

A população humana passa a se chamar HUMANIDADE a partir do momento em que deixa de enfrentar apenas a sobrevivência e se depara com outro problema crucial para sua espécie: a CONVIVÊNCIA.
Deste período inicial da história dos homens, além do desenvolvimento das mais diversas técnicas que transformam sua relação com a natureza, podemos destacar a atividade que os homines sapientes, servindo-se da capacidade cognitiva que os distingue, elevaram a uma condição de existência: A POLÍTICA.

Fonte: Políticas Publicas - UNISUL
Lu L Bueno