Para LOCKE, O ESTADO DE NATUREZA é um estado de IGUALDADE, em que os homens tem a perfeita liberdade de regular suas ações e dispor seus bens, conforme acharem conveniente, dentro dos limites da lei da natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem. (LOCKE,1988,p.35)
Portanto, o ESTADO DE NATUREZA, não é um estado necessariamente ruim, de ''guerra de todos contra todos'', mas um estado de igualdade, em que os homens convivem livremente, apoiados apenas em noções naturais de justiça. Locke admite não ser razoável que um homem seja eventualmente seu próprio Juiz.
Surge assim, a necessidade de uma autoridade externa, imparcial e impessoal que possa julgar os homens frente ao seu estado de natureza, com isso nasce o: GOVERNO CIVIL (ESTADO).
O lado positivo disso é simples, dessa maneira fica totalmente descartada aquela forma de Governo em que um homem só, ''governando uma multidão (País), tem a liberdade de ser Juiz de seu próprio caso, fazendo tudo oque lhe aprouver sem ser questionado por ninguém.
Lu L Bueno
Nenhum comentário:
Postar um comentário