Seja Bem Vindo!

Missão: Trabalhar por uma SOCIEDADE PARTICIPATIVA

Visão: A Democracia: ''governo do POVO pelo POVO e para o POVO''

Objetivo: Educar o cidadão para o exercício da CIDADANIA

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A Nossa História do VOTO

O VOTO no BRASIL

No próximo dia 07 de outubro de 2012, os Brasileiros irão as urnas em todo o Brasil escolher seus novos representantes nas CÂMARAS MUNICIPAIS E NAS PREFEITURAS de seus Municípios.
E de acordo com nossa Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos com idade entre, 18 e 70 anos estão obrigados a cumprir com este DEVER.

 Desde o descobrimento do Brasil em 1.500, muitas foram as mudanças com relação a este direito entre as mulheres, os analfabetos, os pobres, etc.
No decorrer de nossa história alguns foram os tipos de voto:

VOTO INDIRETO: de 1.500 à 1.800, Brasileiros escolhiam seus representantes indiretamente, pois, eram escolhidos representantes das vilas onde moravam, e estes por sua vez elegiam os membros OFICIAIS do CONSELHO MUNICIPAL.
Momento este que se repetiu durante a ditadura MILITAR anos 60 e 70, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SENADOR, GOVERNADOR e PREFEITO eram eleitos INDIRETAMENTE pelo povo, que escolhia DIRETAMENTE apenas os DEPUTADOS ESTADUAIS, FEDERAIS E VEREADORES.

VOTO CENSITÁRIO:  de 1532 à 1889, neste momento da história, só votava quem tinha ‘’dinheiro’’, os pobres e escravos, não tinham este DIREITO, os eleitores eram unicamente os DONOS DE TERRA, isso ocorreu até a PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.

VOTO por PROCURAÇÃO: este período se deu no Brasil IMPÉRIO até 1942, o eleitor podia transferir seu direito de voto parta outra pessoa, não existia o TITULO DE ELEITOR.
Já podemos imaginar que nesta época, havia muitos votos de eleitor (morto, crianças, moradores de outras localidades, etc.).

VOTO de CABRESTO: este momento da história foi durante a República VELHA, até 1930, o eleitor votava abertamente e não em voto secreto como hoje, e com isso os Coronéis e Grandes fazendeiros obrigavam seus trabalhadores e moradores humildes dos arredores de suas propriedades, à votar no candidato que eles DEFENDIAM.

VOTO SECRETO e FEMININO: este momento se deu em 1932, quando as mulheres adquirem o direito ao voto, foi nesta década também que o voto passou a ser secreto, com a criação do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais regionais eleitorais.

VOTO de JOVENS e ANALFABETOS: este momento da história ocorreu em 1821, os analfabetos puderam participar das eleições e votaram, porém, não durou muito tempo! Logo após a Proclamação da República em 1889, foram novamente impedidos de votar, assim como as mulheres, os mendigos, os menores de 21 anos, indígenas e etc. Mas a partir de 1985, voltam as urnas os analfabetos.

VOTO DIRETO: este período da história ocorreu pela primeira vez em 1891, contudo durante o período da Ditadura Militar, os Brasileiros foram impedidos de exercer este direto, retornando apenas em meados de 1980 até os dias de hoje, elegendo diretamente seu PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SENADOR, GOVERNADOR, DEPUTADO FEDERAL E ESTADUAL, PREFEITO E VEREADOR.

Por isso é necessário que cada brasileiro entenda a IMPORTÂNCIA de comparecer as urnas e eleger seu representante, mas acima de tudo, acompanhar a gestão daquele no qual votou para exercer a atividade pública, atendendo da melhor maneira as necessidades de seu povo.
Hoje, temos a tecnologia a nosso favor na apuração e controle da contagem dos votos.
Lu L Bueno

Acompanhe a evolução do VOTO, no Programa BRASIL ELEITOR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário